O intenso ritmo do mundo globalizado e a complexidade crescente de tarefas que envolvem informação e tecnologia fazem com que o processo educativo não possa ser considerado uma atividade trivial. Atualmente, o foco educativo deixou de ser exclusividade de uma faixa etária que freqüenta escolas e universidades. A esse público juntam-se todos os indivíduos que necessitam estar continuamente atualizados no competitivo mercado de trabalho e/ou ativos na sociedade. O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem sido uma opção tecnológica cada vez mais utilizada para atender esta demanda. Destaca-se a importância de um entendimento mais crítico sobre o conceito que orienta o desenvolvimento ou o uso desses ambientes, assim como, o tipo de estrutura humana e tecnológica que oferece suporte ao processo ensino-aprendizagem. AVA em diferentes contextos traz enfoques bastante diferenciados de concepção e aplicabilidade destes ambientes, pois tratamos de grupos de pessoas com necessidades específicas. Não somos todos iguais, assim como as áreas de conhecimento também não o são. Desta forma, temos muito a pesquisar para que o processo ensino-aprendizagem seja mediado por plataformas AVAs, adequadas a seu público-alvo e ao domínio de conhecimento a ser tratado.