O livro SER PROFESSOR NA ESCOLA INCLUSIVA: QUESTÕES E REFLEXÕES é resultado de um estudo realizado com professores que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. A pesquisa originou-se da percepção de que o professor é o agente central em qualquer processo de mudança e que a efetivação de um projeto inclusivo nas escolas passa, necessariamente, pela valorização e pela escuta desses profissionais, com o devido investimento na sua formação. Partindo desse pressuposto, esta obra apresenta uma análise sobre o modo como professores do ensino regular percebem e vivenciam a realidade inclusiva. Ao compartilharem suas experiências, esses profissionais explicitam dilemas, saberes, atitudes, valores e sentimentos que permeiam o seu fazer pedagógico, além das expectativas sobre a formação e trajetória profissional. Este livro visa contribuir para reflexões e a proposição de novos estudos que tenham como foco a formação e a prática pedagógica em uma perspectiva inclusiva. Destina-se, assim, a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados pela temática, bem como aos educadores que poderão se beneficiar com as análises aqui apresentadas, refletindo, aprendendo e significando sua própria experiência.