Ao relatar a sua experiência pedagógica, a autora tem presente a sua concepção de Universidade como uma instituição educacional que se ocupa com a formação de cidadãos para o desempenho de atividades que exigem uma preparação de nível superior. Essa tarefa se faz pelo exercício de suas três funções interativas: de ensino, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade. A harmonia da ação conjunta dessas três funções leva ao conhecimento, às descobertas científicas e tecnológicas, que resultam em benefícios socioeconômicos e culturais da sociedade. Na atualidade, os avanços, a passos largos, nos campos da ciência, da tecnologia, economia e dos meios de comunicação apontam o sinal vermelho para a Universidade, indicando-lhe a necessidade de um acerto no ritmo de seu caminhar, para rever os seus objetivos, conteúdos, métodos de ensino, recursos físicos, didáticos e gestão universitária.Nesta fase crítica por que passa a Universidade, o professor, como docente, pesquisador e participante da sociedade em que atua, será uma fonte de ideias e de experiências para que inovações sejam criadas. A autora destaca no seu livro a questão da formação contínua de professores que já exercem a função de ensinar na Universidade Estadual Paulista (UNESP), referindo-se a projetos que por ela são desenvolvidos.