Este livro reúne capítulos que consideram os amplos campos de conhecimentos que se fazem presentes nesta abordagem temática: Formação, ensino e vivências didáticas no ensino superior. Os diversos capítulos nos remetem à discussão e ao fortalecimento da prática pedagógica acerca das novas configurações do ensino e da aprendizagem, além de instigar nossas pesquisas sobre formação e prática no Ensino Superior. Constam aqui estudos a respeito das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, políticas educacionais, prática pedagógica, desenvolvimento profissional, relação professor/aluno, processo de ensino e aprendizagem, educação contextualizada, cooperativismo na era moderna, entre outras abordagens, no âmbito do ensino superior. A multidimensionalidade dos textos aqui reunidos nos permite dizer que tal iniciativa pretende situar e contextualizar a discussão acerca da prática pedagógica no ensino superior, de modo a suscitar uma teia de olhares multidisciplinares e interdisciplinares sobre o processo educativo, pois acreditamos que não existe um único jeito de pensar ou de agir no processo educativo. Assim, revela múltiplas faces da prática pedagógica considerando o contexto em que o professor atua e intenciona contribuir para que professores e professoras reflitam sobre suas práticas docentes no movimento de construção, de desconstrução e de reconstrução do trabalho pedagógico. Essa dinâmica reflexiva e prática tem como premissa ético-pedagógica o compromisso com as aprendizagens significativas dos educandos na perspectiva da formação de sujeitos cidadãos. Aos nossos leitores, espero que esta produção conjunta contribua em seus aspectos profissionais e pessoais, levando-os a perceber que a formação docente requer atenção em tempos atuais.