Como crianças e jovens aprendem literatura nas escolas? O ensino da literatura passou por transformações ao longo da história que podem ser lidas como uma sucessão de paradigmas. O professor Rildo Cosson, autor de Letramento literário e Círculos de leitura e letramento literário, dedica neste novo livro um capítulo para cada um dos paradigmas presentes na área no Brasil, descrevendo e analisando seus elementos constitutivos, além de elucidar aspectos conceituais, metodológicos e pragmáticos. A obra torna mais claras as opções que ora se apresentam para o ensino escolar da literatura, ao mesmo tempo que possibilita o estabelecimento de diretrizes pedagógicas coerentes, o planejamento de longo prazo e a execução mais consistente das aulas. Destinado a professores do ensino básico e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, mas também a todos os profissionais envolvidos com a leitura literária na escola e em outros espaços formativos, o livro é um convite ao diálogo [...]Dados pessoais: Rildo Cosson é mestre em Teoria da Literatura, doutor em Letras e pós-doutorado em Educação. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais. É autor de diversos livros, entre os quais Letramento literário: teoria e prática, pela Editora Contexto. Tem organizado livros, publicado artigos e participado de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. Pela Contexto é autor dos livros "Círculos de Leitura e Letramento Literário", "Letramento Literário", e "Paradigmas do ensino da Literatura".