Esta obra traz uma relevante abordagem teórica, legal e metodológica do ingresso da criança de seis anos no Ensino Fundamental, proporcionando ao leitor uma ampla reflexão sobre os saberes e fazeres dos profissionais que atuam no início do ciclo da infância.Aponta possibilidades para uma prática mais rica e significativa voltada para a ampliaçãodos espaços e tempos de aprendizagens, garantindo que o direito de aprender seja perpassado pelo direito de viver plenamente essa fase.Destina-se a todos os profissionais da educação, principalmente aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, aos estudantes de Pedagogia, Letras e demais licenciaturas, bem como coordenadores pedagógicos, gestores escolares, psicopedagogos e pesquisadores que mergulham no universo da alfabetização e do letramento na infância. Com certeza esta obra representa uma grande contribuição paraum fazer pedagógico que favoreça o brincar como expressão da cultura em constante articulação com as práticas sociais.A intenção é que esta obra forneça suporte sobre o tema em questão para todos os leitores, trazendo contribuições que promovam um repensar sobre as práticas pedagógicas para as crianças de seis anos, a fim de aprofundarem as questões relacionadas aos conceitos de infância, letramento, ludicidade e alfabetização.