Desde a primeira edição deste livro, em 1993, muita coisa mudou na área da edição de cinema e vídeo. Primeiro, é preciso considerar a revolução digital. A tecnologia, a velocidade e a estética da montagem sofreram grandes transformações. Tanto na produção quanto na pós-produção, a revolução digital teve um impacto profundo no som e na imagem. Outra questão que precisa ser considerada é que este livro tem abordado cada vez mais a história da montagem, embora essa não tenha sido a idéia inicial. A intenção era que o livro fosse útil para diretores. Mas à medida que as mudanças se aceleram, a necessidade de resgatar suas origens se intensificou. Novas questões abordadas na segunda e terceira edições são a evolução do estilo MTV e da montagem não-linear. Outro assunto tratado na terceira e agora nesta quarta edição é a quantidade de questões fenomenológicas que se inseriram na "arena" da montagem. Em uma era digital, quando uma imagem pode ser melhorada, alterada para parecer real, o que é real e o que é irreal? Que realidade determina as escolhas da montagem? O filme documentário cada vez mais se mescla com valores de entretenimento, assim como o filme dramático brinca com os valores do documentário. Quando os formatos didáticos e de entretenimento adaptam os valores um do outro, como isso influencia a escolha da montagem? Em um mundo onde a novidade tornou-se um valor em vez de uma observação passageira, como isso afeta as escolhas da montagem? Os novos capítulos sobre planos gerais e planos de close-up, som, ritmo e as mudanças no documentário tratam dessas questões. Este livro apresenta uma visão precisa e detalhada sobre as práticas e os princípios artísticos e estéticos da montagem, tanto da imagem quanto do som. Por meio da análise de fotografias de dezenas de filmes e vídeos clássicos e contemporâneos, o livro detalha a história completa da montagem. As habilidades práticas são fundamentadas pela exposição das idéias e dos estilos de montagem através dos quais o diretor pode compreender as ferramentas visuais que estão à sua disposição. Este livro contextualiza as escolhas narrativas que o montador deve fazer baseadas na teoria, na história e na prática. Abrangendo tópicos fundamentais como a influência da nova tecnologia sobre a arte da montagem e a questão do domínio do estilo sobre o conteúdo, esta nova edição apresenta novos textos que destacam a tendência do documentário como entretenimento (caso, por exemplo, dos filmes Fahrenheit 11 de setembro e Sob a névoa da guerra), além das possibilidades apresentadas pelo áudio digital.