Ninguém nasce professor da noite para o dia. Professores se tornam professores depois de uma longa e diuturna trajetória formativa. Tampouco pode-se dizer que professores se formam por completo em seus cursos de formação inicial. Como dito, os cursos de graduação preparam o professor iniciante. Seu aprendizado para a docência se desenrola num processo de desenvolvimento profissional que engloba formação, autoformação, eco e heteroformação. No que tange à formação de professores que atuam na educação básica o sentido da ludicidade se impõe. Assim, com este livro "Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores" buscamos trazer à baila reflexões que partem do lúdico como característica imanente ao humano e da cultura lúdica como substrato basilar para a compreensão da educação na infância e, por conseguinte, da formação de professores. São doze autores de universidades da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Portugal que entrecruzam seus olhares para uma mesma problemática: por que as crianças deixam de brincar na escola do ensino fundamental? qual o papel do professor e da professora diante desta questão? o que a sociedade, de modo geral, e a escola, especificamente, têm feito para responder a uma demanda tão emergente? Estas são algumas das questões que vicejam em nosso livro, para as quais convidamos os leitores a se debruçarem e refletirem. Abordar os temas da ludicidade, cultura lúdica e formação de professores é uma ação urgente e necessária.