O Livro Gestão da educação corporativa: cases reflexões e ações em educação a distância surge numa hora oportuna para a competitividade das empresas brasileiras, que enfrentam os desafios da globalização, das tecnologias de informação e comunicação e do imperativo da criatividade e da inovação. Apresentando importantes conceitos como o da organização que aprende e o da gestão do conhecimento, da obra aborda aspectos práticos da educação corporativa, envolvendo a comunidade acadêmica e empresarial na redação dos textos. Os diversos pontos de vista trazidos pelos autores, numa gama variada de experiências, apresentam a educação corporativa como um sistema de desenvolvimento de pessoas, ou processo de gestão de competências, que objetiva o fortalecimento e o compartilhamento da estratégia, do conhecimento, com foco na ambiência e na responsabilidade social, e da cidadania corporativa (missão, visão, valores). Essa riqueza conceitual aliada à vivência, escolhida dentre as melhores práticas brasileiras, com experiências trazidas dos diversos setores da atividade empresarial, notadamente a de serviços, se constitui em importante referência para a área. Além disso, reafirma a responsabilidade e o comprometimento das empresas com a educação continuada de seus funcionários e da cadeia produtiva, investindo no desenvolvimento de competências específicas, estratégicas e essências, para sua operacionalidade com vantagem competitiva. A Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC/STI acompanhou com interesse os trabalhos desenvolvidos pela professora Eleonora Jorge Ricardo e sente-se honrada em prestigiar mais esta publicação.