A formação docente tem sido objeto de análises, debates e estudos em suas diferentes dimensões e especificidades. Uma destas dimensões é a que trata da formação inicial em cursos de graduação no contexto da universidade, justamente por pressupor ser esse um espaço que, além da construção de conhecimento científico,possibilita formar sujeitos críticos, criativos com capacidade de intervir na realidade social. No contexto desta formação estão duas dimensões especialmente que podem contribuir na construção da identidade e da profissionalização do professor, o Estágio Curricular Obrigatório[1] ECO e a PCC PCC. Ambas contêm o caráter da prática profissional e são responsáveis pela aproximação dos alunos dos cursos de licenciatura à realidade escolar. Portanto, além do caráter profissionalizante, guardam características de articuladores entre a instituição de formação e as escolas que recebem os alunos/estagiários. A partir destas duas dimensões, buscamos analisar como os cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC vêm articulando o ECO e a PCC de modo a oportunizar uma aprendizagem significativa tanto no âmbito da formação quanto da atuação docente, que supere a dicotomia entre teoria e prática. A partir desta dimensão macro, definimos os objetivos específicos: analisar o impacto imediato da Política Institucional para as Licenciaturas, a partir do Parecer 2475/2006, sobre o aumento no número de alunos nos cursos; analisar as estruturas curriculares dos cursos; mapear as disciplinas que se configuram como PCC nos cursos; discutir teoricamente se o que está proposto pelos cursos de licenciatura vem oportunizando uma aprendizagem significativa, tanto no âmbito da formação quanto na atuação; identificar na legislação brasileira os documentos que norteiam o ECO e a PCC nos cursos de formação docente; identificar as ações desenvolvidas pela instituição no sentido de se aproximar das unidades escolares que recebem seus estagiários. Alcançar estes objetivos certamente contribuirá para entendermos com mais clareza como os cursos de licenciatura trabalham ou não as dimensões de prática profissional no âmbito da formação nas Instituições de Ensino Superior IES e as escolas de Educação Básica, também denominadas neste trabalho de Unidades Escolares UE.