"Como a composição de turmas e a gestão escolar podem influenciar na promoção das desigualdades escolares? A pesquisadora Elisangela da Silva Bernado aponta neste importante estudo que, dentre os mecanismos de estratificação presentes nas escolas, as diferenças de habilidades dos alunos em Leitura e Matemática podem orientar os processos de organização de turmas. Investigar essa questão é essencial para as políticas educacionais, já que propõe o desafio para professores e gestores de implementação de estratégias de enturmação promotoras de equidade, e, para a pesquisa educacional, põe em relevo a necessidade de mais pesquisas que produzam conhecimento sobre a organização de turmas a partir de dados de avaliações em larga escala, como insumo para políticas educacionais baseadas em evidências. *** A leitura deste livro [...] lança luz sobre uma das formas intraescolares de estruturação das desigualdades sociais. Contribui, de forma específica, para evidenciar como as escolas estruturam as desigualdades nas relações entre as habilidades cognitivas dos alunos e o contexto da sala de aula, já nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Alicia Bonamino"