"Múltiplos olhares para as práticas de linguagem no espaço-tempo da sala de aula" foi gestado nos encontros do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem em Sala de Aula (PLISA) do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), cujo objetivo é ampliar as reflexões em torno das práticas de linguagem em contexto de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Além dos pesquisadores do referido grupo, somam-se a esse diálogo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estão profundamente comprometidos, no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, com as discussões sobre linguagem, leitura, escrita, mídia-educação e ensino/aprendizagem de línguas, e ainda pesquisadores da própria Univille, cujo interesse está situado no campo dos estudos literários, da cultura e dos programas de leiturização. Sendo uma coletânea, os olhares aqui apresentados são múltiplos. No entanto, há um "fio condutor", ou melhor, um "lugar de encontro" desses diferentes olhares, que é a perspectiva da linguagem como articuladora das práticas de ensino/aprendizagem, seja na educação básica, seja no ensino superior, seja no âmbito das reflexões teórico-aplicadas que reverberam no trabalho pedagógico. Todas essas instâncias estão imbricadas nas relações constituídas no discurso didático. Os textos aqui reunidos dialogam com o professor, agente de letramento que atua no espaço-tempo de sala de aula, com o graduando em Letras, que é um professor em formação inicial, e também com pesquisadores que se debruçam sobre as relações entre linguagem e ensino.