Guardando as particularidades dos tempos e dos lugares, esta obra apresenta ao leitor, escritos que se encontram nas práticas educativas em diferentes modalidades de ensino nas áreas de Estado e Políticas e de História da Educação. Na primeira parte, traz estudos referentes às repercussões das ações do Estado na formulação e implementação de políticas sociais. Em particular as políticas educacionais referentes à gestão da educação básica e superior, com ênfase na avaliação, na educação superior a distância e nas transformações do trabalho docente e intelectual no magistério superior. No campo da História da Educação, apresenta objetos de estudos como a trajetória das instituições escolares, a memória e as representações sociais de instituições educativas. Analisa-se a leitura como elemento de civilização, os programas nacionais de educação de jovens e adultos no Brasil, a escola primária e secundária, profissionais da educação, história curricular e instituições de ensino. Os capítulos são resultados de pesquisas que possibilitam reflexões e análises pertinentes, e necessárias, àqueles que se debruçam na cotidiana tarefa de promover a educação como bem público. Os textos, que trazem a tona debates a respeito do presente e do passado da educação, tem a intenção de contribuir na formação inicial e continuada de profissionais que atuam na área. Sabemos que o espaço educacional exige constantes aprofundamentos que, ao escapar do conjunto peculiar do senso comum, são necessários para a construção de uma educação democrática e de qualidade. Neste aspecto, buscamos dar nossa contribuição, que bem sabemos, é modesta, mas que poderá se juntar com outras, formando um mosaico de ideias para suscitar outras ideias que nos permitam dar continuidade ao trabalho no dinâmico espaço de construção do conhecimento. Este é o nosso desejo e o que pretendemos alcançar com esta ação. Boa leitura a todos!