O livro tem como proposta central a formação dos gestores escolares, conceito entendido de forma bastante ampla, não se restringindo apenas à figura do diretor de uma unidade escolar, embora este seja o principal agente desse processo. A preocupação central dos autores foi trabalhar a gestão educacional a partir da prática desenvolvida em nossas escolas, de modo que os elementos teóricos das três áreas de conhecimento envolvidas - Educação, Administração e Tecnologia - são apresentados sempre permeando estratos da realidade escolar. As idéias básicas norteadoras da obra são: - A formação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola. - A gestão como um processo coletivo coordenado pelo diretor, que envolve sobretudo a participação da comunidade e a liderança. - A escola como organização social em estreita relação com a sociedade, na qual busca elementos para sua constante atualização e revitalização. - A importância da tecnologia para a gestão escolar não apenas como instrumento facilitador do trabalho burocrático, mas principalmente como instrumento de articulação do trabalho administrativo com o pedagógico. - A tese defendida pelos autores aponta para a necessidade de se proceder a mudanças profundas na formação dos gestores escolares, destacando a ampliação do conceito de gestão em que se evidencia a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se, portanto, de uma obra que procura responder às indagações e expectativas de diferentes grupos de educadores, começando pelos diretores de escola e seus colaboradores no trabalho de gestão e chegando até os estudantes da área de Educação em seus diferentes níveis, os formadores de educadores e todos os envolvidos na mudança da escola e da Educação em geral.