O livro difunde importante pesquisa realizada nos últimos dois anos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Nesse sentido, o autor assume como objeto de investigação e de formação, portanto, de atuação profissional na universidade, o papel da dimensão lúdica no aprender e no ensinar matemática, levando em conta o quanto são complexas, ricas e dinâmicas as perspectivas epistemológica e metodológica do jogar e do brincar no ato de aprender a matemática, assim como a concepção das possibilidades didáticas do lúdico neste campo educacional e científico. Imbuído de seu compromisso acadêmico de implantar na academia um espaço de formação lúdica e de investigação sobre jogos matemáticos para futuros professores de Matemática, Américo trabalha pela implantação e desenvolvimento do LEM no centro de formação de licenciandos em Matemática, mas podendo ser também importante lócus de extensão universitária assim como de investigação científica. Garantir aos licenciandos, nossos futuros professores de matemática, o direito da descoberta da dimensão lúdica da Matemática é, segundo Américo, algo importante no desenvolvimento da formação inicial dos acadêmicos, permitindo que amanhã eles sejam produtores de espaços lúdicos nas escolas da educação básica por meio de um ensino de Matemática mais significativo e permeado de energia lúdica. A articulação entre a aprendizagem lúdica e a construção do LEM é foco desta obra, mas com objetivo maior que nossos jovens sejam, num futuro breve, seres educadores lúdicos, e neste sentido, recomendo a leitura e difusão desta obra para todos aqueles que acreditam que a aprendizagem matemática pode e deve ser lúdica tanto quanto desafiante, um direito que não podemos negar aos nossos alunos.