Escrever sobre a infância brasileira não é tarefa fácil, principalmente quando se pretende respeitar a diversidade sociocultural do nosso país. Este livro apresenta quatro textos de pesquisadores brasileiros que tratam de infâncias de diversas crianças, observadas em instituições de educação infantil e ensino fundamental. Tem por objetivo compreender crianças de várias idades em suas fantasias, em suas múltiplas linguagens, em seus constantes movimentos, em suas produções espontâneas. Isto foi possível pela inserção do autor e autoras nesse mundo inusitado e fantástico da escola, da sala de aula, dos recreios. Só assim se pode entender o que as meninas e os meninos desejam para si e perceber o que eles conhecem do mundo, sendo parceiros de suas expectativas, alegrias, brincadeiras, silêncios, pesares - todos os sentimentos que revelam nesse período de vida chamado infância - tão singular e plural ao mesmo tempo... Os estudos que se apresentam neste livro irão revelar a necessidade de construirmos novas teias de relações sociais entre adultos e crianças. As relações que se travam no interior das instituições de educação não podem ser sonhos com meras pretensões ou serem contruídas somente com boa vontade, é preciso sim, transformá-las, amadurecê-las a partir de uma reflexão crítica sobre a infância plural: sobre o que pensam, como vivem e como brincam as crianças de nosso tempo.