A proposta pedagógica de Análise e Projeto de Sistemas é apresentar para estudantes da área e de cursos afins o conteúdo da disciplina tal como ela é aplicada no mundo real. São contempladas todas as etapas e a sequência adotadas na ordem do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. O objetivo é fornecer aos estudantes proficiência, prática e familiarização relacionadas às diferentes situações e necessidades apresentadas no exercício profissional cotidiano. Os capítulos foram agrupados em quatro partes correspondentes às fases comuns a projetos: Planejamento, Análise, Projeto, e Implementação. São características relevantes desta obra o enfoque na prática da APS; a complementação do assunto com exemplos de sucessos e fracassos; a incorporação de orientação a objetos aos conceitos e técnicas tradicionais; e a relevância da metodologia de projeto. De acordo com a progressão do texto, o leitor adquire um entendimento das características do comportamento organizacional, tais como o gerenciamento de mudanças e a formação de equipes. Os professores que a adotarem terão uma ferramenta formidável para auxiliar no desenvolvimento de projetos práticos e, ainda, materiais suplementares bastante variados, que incluem exercícios práticos, casos reais, apresentações e minicasos traduzidos ou em inglês. Para o estudante, há um questionário de múltipla escolha. O detalhamento desse material encontra-se no Prefácio da obra e o acesso está disponível, mediante cadastro, no site da LTC Editora | GEN Grupo Editorial Nacional.