Cada um dos que atuam na área educacional sabe que o sucesso do ato pedagógico não resulta apenas do conhecimento didático do ensino, mas, sobretudo, da motivação do Aluno, provocada pela necessária e indispensável motivação da comunidade escolar comoumtodo. E é isso que a Profa. Lindóia Barretto Vinhas busca mostrar neste trabalho, prevalecendo-se não somente da teoria acadêmica, mas também da prática, mediante a qual se destaca a participação decisiva do Aluno como agente co-responsável do processo de ensino e aprendizagem. Reflete sobre o rendimento escolar, a prática educativa e a qualidade do Ensino Fundamental Regular (7 a 14 anos) ministrado na rede pública de ensino. E chega à conclusão de que, sobretudo aí, na Escola Pública, o sucesso responde à associação de todos os integrantes da comunidade escolar (particularmente o Diretor e o Professor) "no propósito diário de servir ao outro"o Aluno, no qual vêem o seu mais expressivo e legítimo "parceiro", conjugando ações preventivas que objetivam a criação de uma cultura de sucesso escolar.