Os trabalhos de Louise Lafortune propõem modelos práticos de intervenção, facilmente utilizáveis na sala de aula e permitindo agir sobre determinados factores afectivos, como a motivação, a confiança em si mesmo e a ansiedade, particularmente na altura dos testes. Quanto aos trabalhos de Lise Saint-Pierre, o seu interesse reside no facto de visarem o aperfeiçoamento dos métodos de trabalho dos alunos fracos em matemática, graças ao ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas. As autoras, nesta obra, apelam à colaboração dos professores de Matemática para participarem no processo de validação das actividades pedagógicas e didácticas apresentadas neste livro, a fim de obterem um material didáctico abordando duas dimensões que importa ter em conta no ensino: a dimensão afectiva e a dimensão metacognitiva da aprendizagem. Para além de sensibilizar os professores de que é possível e mesmo recomendável intervir sobre as dimensões afectiva e metacognitiva da aprendizagem, a presente obra proporciona-lhes a oportunidade de fazerem a sua experiência, graças a um material didáctico importante e documentado, que oferece um suporte verdadeiramente excepcional àqueles que, por todo o tipo de razões, consideram difícil intervir na sala de aula sobre essas dimensões. Qualquer que seja o nível de ensino ou a disciplina ensinada, este livro fornece interessantes pistas aos docentes que pretendem melhorar as suas práticas pedagógicas, para fazerem face às novas exigências.LOUISE LAFORTUNE é matemática e professora associada no CIRADE, Canadá. LISE SAINT-PIERRE lecciona Matemática no CÉGEP de Baie-Comeau, Canadá.