Redigir é uma habilidade tão necessária quanto difícil para todas as pessoas em geral e, particularmente, para quem estuda ou desenvolve atividades acadêmicas. Para redigir com clareza é necessária uma anterior organização lógica do pensamento, podendo-se concluir que sem o pensamento logicamente ordenado não pode haver redação clara, inteligível. Isto significa que ensinar a redigir equivale a ensinar a pensar, tarefa obviamente impossível; no entanto, sugerir técnicas ou práticas que favoreçam o desenvolvimento do processo de redação é tarefa difícil, mas não impossível. A redação de um bom texto exige grande domínio do pensamento sobre as palavras. É preciso capturá-las, escolhê-las adequadamente, dominá-las para ordená-las em frases e parágrafos, como quem monta uma espécie de quebra-cabeça. Para alcançar este objetivo, este Guia propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso de vocabulário adequado, bem como a solução para os erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns nas redações acadêmicas. A ênfase da obra, portanto, privilegia a redação dos trabalhos acadêmicos e, consequentemente,a linguagem referencial, obrigatória para esse tipo de comunicação. Livro-texto para o ensino de REDAÇÃO em cursos universitários, profissionalizantes de preparação para vestibulares. Recomendado também para profissionais envolvidos na preparação de materiais de comunicação escrita, como cartas, relatórios, textos publicitários.