O que significa para uma pessoa viver e conhecer o mundo por meio da audição, do tato, do olfato, do paladar e do sentido cinestésico? As pessoas que nunca dispuseram da visão como sentido predominante são diferentes em suas interações daquelas que sofreram perda desse sentido? Essas questões assinalam a complexidade requerida para saber sobre as vias diversas de que o ser humano dispõe para entrar em contato, conhecer o mundo em que se encontra e interagir. São interrogações que dizem respeito à totalidade de um indivíduo e à sua articulação com o que está a seu derredor, incluindo pessoas e objetos. Como deveria, pois, ser a atuação de educadores com essa pessoa? Essa pergunta constituiu diretriz para a organização dos cursos pré-Congresso Internacional sobre Educação e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual e deu origem a este livro. A temática aqui apresentada, referente à educação e à inclusão social da pessoa com deficiência visual, é fruto do trabalho de profissionais com anos de experiência junto às pessoas com deficiência e suas famílias. A expectativa é que esta publicação possa servir de sugestão e modelo, contribuindo para a educação de pessoas com deficiência visual e sua inclusão social.