Este livro trata da apresentação, aplicação prática, discussão e análise de uma nova metodologia para o estudo da competitividade em destinações turísticas no Brasil. Apresenta aspectos contextuais, teóricos e três estudos de casos em importantes municípios turísticos. Tem como objetivo oferecer mais uma ferramenta de gestão e possibilidades de reflexão e análise tanto do setor público, que poderá utilizá-la como instrumento para a definição e priorização de investimentos voltados ao aumento da competitividade da destinação, quanto da iniciativa privada, que poderá compreender os aspectos a serem mantidos e/ou melhorados no sentido de ampliar a competitividade de seus próprios empreendimentos. Obra destinada ao público acadêmico e profissionais, principalmente das áreas de Administração e Turismo. Leitura complementar para os cursos de Turismo, Gestão do Turismo, Administração, Gestão Pública, Geografia, Sociologia e Antropologia nas disciplinas ligadas a Planejamento e Gestão, Gestão de Espaços, Planejamento e Organização do Turismo, Sistema de Turismo, Políticas Públicas, Administração Pública e outras.