Infâncias e Educação Infantil em foco procura reunir autores, cujo compromisso com as diferentes infâncias e a educação infantil se desdobra em vários percursos de produção acadêmica. Sob variados aspectos e ângulos, as reflexões apresentadas suscitam outros possíveis deslocamentos teóricos e metodológicos capaz de estreitar as necessárias redes, ainda tênues, entre as particularidades da infância e sua visibilidade no campo da educação. Pensar a infância na sua pluralidade implica colocar em cena questões que dizem respeito aos seus diferentes mundos de vida e os efeitos de determinadas políticas públicas que continuam a exercer formas controversas de reconhecimento das crianças como sujeito de direitos à educação infantil. A diversidade dos temas abordados depõe positivamente sobre os objetivos do livro, não só por reunir alguns acúmulos de discussões interinstitucionais, mas por ousar desmontar determinadas fronteiras que nos impedem de produzir outras e tantas possíveis reciprocidades acadêmicas tendo como horizonte comum de investigação as diferentes infâncias da educação infantil e a ampliação dos debates sobre a infância. Em um tempo onde o desmanche da reflexão e da capacidade de inscrevermos outras formas de reencantamento com o mundo e com a educação nos assombra e nos ronda, este livro se apresenta como um dispositivo de insistência que potencia não apenas o encontro acadêmico, mas um dispositivo que faz reacender o compromisso que ainda temos pela frente com as diferentes infâncias e com a educação infantil.