Este livro apresenta conceitos imprescindíveis de estratégia empresarial e indica formas de aplicação e uso de algumas ferramentas. A construção da obra foi dividida em duas partes. A Parte I (Filosofia da estratégia e dos negócios), que contém três capítulos, se ocupa da parte introdutória da área objeto de estudo, analisando os principais conceitos de planejamento. Além disso, busca discutir a filosofia da estratégia de negócios, os principais conceitos de estratégia e a filosofia do planejamento estratégico. Temas como visão, missão, objetivos, estratégias e suas alternativas são amplamente abordados. Já a Parte II (Ferramentas do planejamento) abrange dois capítulos, que tratam de estudos do futuro e formas de previsão e visão global de Balanced ScoreCard. Os assuntos são apresentados de forma lógica e didática, permitindo aos leitores uma assimilação gradual e consistente do texto. Para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados, o livro ainda traz ao final de cada capítulo a seção Questões para debate, onde as principais indagações daqueles que iniciam a formação em estratégia empresarial são esclarecidas e respondidas de forma simples e objetiva. Livro-texto para as disciplinas Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico dos cursos de Administração e Engenharia de Produção.