Para se constituir uma empresa, seja de prestação de serviços ou para fabricação de produtos, é necessário um conhecimento amplo sobre o trabalho envolvido, e para mantê-la, de forma duradoura e saudável financeiramente, há um fator determinante que deve ser tratado com cuidado: a formação do preço que será cobrado pelo serviço prestado ou pelo produto vendido. A maioria das empresas, na intenção de manter-se a todo custo e vencer a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo, acaba por diminuir, cada vez mais, os valores dos orçamentos oferecidos aos clientes, mas isso, que a princípio parece o lado bom do ¿livre mercado¿, onde há uma farta oferta de produtos e serviços, acaba sendo um dos principais fatores responsáveis pela falência de muitos empreendimentos. Neste livro, o autor lembra que uma empresa é criada para gerar lucro e empregos. E chama a atenção para este fato que, apesar de não ser desconhecido, não é colocado em evidência do modo correto: o preço ofertado deve ser sempre justo para o comprador e adequado para a sobrevivência da empresa. Não se deve vender um serviço ou produto se o preço não puder cobrir os custos. Preço justo é aquele que cobre os custos do serviço ou produto, proporciona lucro e paga os impostos.