Este livro foi estruturado em três partes integradas. Na Parte I são apresentadas as indicações de como estruturar um sistema de custos. A partir da visão sistêmica de custos e sua integração com a contabilidade geral, são abordados os temas métodos de acumulação de custos, métodos de custeio e custos para controle. Contempla também a questão de custos para a valorização dos estoques de acordo com as normas contábeis. A Parte II apresenta conteúdos relativos à análise de custos e rentabilidade de produtos e de clientes. Inicia-se com a discussão do comportamento dos custos e a implicação dos diversos métodos de custeio na análise de rentabilidade dos produtos e de negócios. Na sequência é apresentado um modelo para orientar decisões de rentabilidade de produtos e conteúdos relativos à análise de ponto de equilíbrio, formação de preços de venda, gestão de custos fixos estruturais e análise de rentabilidade de clientes. A Parte III objetiva discutir o problema da gestão da rentabilidade, considerando-se a existência de restrições. Os conceitos da teoria das restrições são apresentados e discutidos e envolvem: o histórico dessa teoria, as medidas de desempenho, o modelo de decisão, a lógica de sincronização da produção, o relacionamento com a contabilidade de custos e finalmente os gargalos comportamentais. Livro destinado aos profissionais da área de controladoria das empresas. Texto de referência para as disciplinas Análise de Custos, Custos para Administradores e Contabilidade de Ganhos em cursos de graduação. Texto de referência para a disciplina Contabilidade e Análise de Custos em programas MBA.