Embora com práticas em áreas diversas, em um dado momento, observamos que os projetos de pesquisa, realizados para a Universidade ou para capacitações em nível de mestrado e doutorado, tinham um fio condutor: a reflexão sobre a enfermagem enquanto prática inserida na escola e em serviços de saúde. Motivo bastante para pensarmos em unir estas produções em obra que inicia um ciclo de divulgação de trabalho mais coletivo e coletivizado no devir cotidiano. Ao versar sobre desenvolvimento de competências para a docência, no primeiro capítulo, as autoras abordam temática contemplada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Enfermagem, percorrendo a trajetória da educação e da educação em Enfermagem no Brasil. A avaliação, capítulo II, tema da tese de doutorado da autora, também foi trabalhada por Aparecida Mellin em dissertação de mestrado e trata de um referencial teórico e metodológico que, a despeito de ser pouco utilizado na área, nos é muito caro, principalmente pela possibilidade de aplicação. No capítulo III, o processo de enfermagem como ferramenta do trabalho, é abordado pelas autoras que trazem a baila questão de suma relevância na atualidade. Finalmente, nos capítulos IV e V há relatos de pesquisa acerca de vivência do processo de trabalho do enfermeiro em hospital e centros de saúde de Campinas.