"O livro analisa uma das mais recentes experiências de formação de professores no Brasil, a licenciatura em educação do campo (LEC). No seu texto, Cláudio Félix localiza a questão crucial que é a luta de classes. Luta que se expressa no campo, na disputa de projetos de desenvolvimento educacional, social e econômico, nos movimentos sociais que pressionam o Estado e seus Governantes pelos seus direitos, entre os quais o direito à educação pública de qualidade. Aqui o leitor ou a leitora atentos encontrarão a demonstração das contradições nas quais se localiza a licenciatura em educação do campo ao 'adotar fundamentos teóricos oriundos do escolanovismo e do relativismo, epistemológico e cultural que, se constituíram em suportes para as reformas no âmbito da formação de professores levadas a cabo desde os anos de 1990, pelas políticas conhecidas como neoliberais.' O autor traz questionamentos necessários ao debate pedagógico quando estuda os fundamentos das propostas das LECs e identifica tanto o núcleo orientador das mesmas, as pedagogias do 'aprender a aprender', quanto a presença das perspectivas relativistas epistemológicas e culturais, embora alguns projetos político-pedagógicos (PPPs) anunciem o marxismo como uma das suas bases teóricas."