Em 'As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema', Hermes Leal oferece uma nova teoria para o roteiro cinematográfico em continuidade a um pensamento originado em A.J. Greimas. A partir da semiótica das paixões, o livro amplia o escopo da teoria da narrativa da atualidade, proposta, principalmente, por Robert McKee e Syd Field, unindo-a a conceitos psicanalíticos e filosóficos como 'sujeito' e 'ser'. Conforma, assim, uma abordagem da narrativa baseada na passionalidade da personagem, em vez de em suas ações - o que é propício à sua potencialização, ou seja, à realização de um filme que alcance os objetivos ficcionais e emocionais, capaz de sensibilizar o espectador. Este título que a editora Perspectiva publica na sua coleção Estudos procura, assim, solucionar o problema da superficialidade dos roteiros cinematográficos calcados tão somente nas ações e peripécias. O grande desa o do cinema é estabelecer uma conexão absoluta do que pensam e sentem suas personagens com o espectador. Empatia com o espectador. Essa é a parte mais difícil. O que deu certo, por exemplo, em filmes de sucesso como Central do Brasil e Django Livre? O que eles têm de envolvente que os tornam grandes sucessos? Apoiado na teoria semiótica das paixões do linguista A.J. Greimas e nos conceitos de “sujeito” e “ser” apresentados por pensadores como Freud e Heidegger, o autor nos faz viajar na concepção e desenvolvimento dos principais roteiros do cinema recente, e explica como sua construção faz toda a diferença na percepção do público.