Apresentar o livro Políticas Educacionais na Região Metropolitana de Campinas: Regime de Colaboração é uma daquelas tarefas que traz honra e alegria ao mesmo tempo. O tema é atualíssimo e relevante e, pessoalmente, me é muito caro. Assim, ver reunido, sistematizado e materializado o esforço de investigação dos colegas do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE) da UNICAMP me fez recordar as fraternas interlocuções nos eventos da área em que debatíamos as questões emblemáticas da organização do ensino em contextos federativos, particularmente no caso brasileiro. Mantendo o foco na Região Metropolitana de Campinas (RMC), como em estudos anteriores do grupo, o livro oportuniza ao leitor uma compreensão ampla sobre esta conjuntura que envolve as novas obrigações dos entes federados para com a educação básica, pois os pesquisadores do LAGE trazem uma perspectiva de análise que é ao mesmo tempo teórica, analítica e empírica. O percurso do livro traz , do ponto de vista metodológico, uma abordagem sofisticada sem ser prolixa, uma vez que articula os níveis macro, meso e micro das políticas educacionais. É perceptícel esses três movimentos que se interpenetram no texto: a) o contexto e as produções nacionais sobre federalismo, relações intergovernamentais, políticas educacionais e regime de colaboração no nível macro ; b) a minuciosa análise da realidade da RMC quanto à oferta, organização dos sistemas e redes municipais e à legislação educacional no nível meso e; c) a realização de entrevistas com os gestores municipais sobre questões relativas às formas e às normas de colaboração no nível micro.