Este livro relata experiências vivenciadas pela autora, destacando o seu interesse no tema, e reunindo trabalhos de pesquisadores que integram Renomadas Universidades e/ou institutos de pesquisa nacionais e internacionais, os quais contribuem para propostas no campo das linguagens, em especial as teatrais. Estas servem como fonte de leitura para a compreensão do nível das pesquisas referente ao tema da proposta desenvolvida, fazendo uso de uma abordagem da linguagem teatral a partir da compreensão dos estudos das palavras de seus significados e significantes, para a representação estética em seu contexto escolar, considerando o teatro como linguagem de expressão da cultura e do pensamento dos grupos étnicos. Relata as contribuições dos recursos teatrais que podem ser utilizados no processo ensino-aprendizagem e que auxiliam para a construção da identidade étnica de um povo. As preocupações com os processos educativos a que estão sujeitos os povos etnograficamente constituídos mostram a necessidade de conhecer a cultura para que assim estes sejam respeitados e valorizados, pelo potencial que carregam como povo e grupo étnico, com suas vivências historicamente constituídas, em seus modos de vida e relações interpessoais e intergrupais. Por fim, apresenta uma reflexão a respeito do teatro como meio utilizado na solução de conflitos existenciais dos indivíduos envolvidos nos processos educativos. É importante para todos que pretendem contribuir para a transformação social de um grupo, partindo da argumentação teatral para a libertação dos sujeitos envolvidos no processo educativo.