Diferentemente dos textos convencionais que tratam das atividades de O&M, deixando relativo vazio na parte de organização, este livro foi desenvolvido segundo um enfoque gerencial, considerando básico que os executivos e profissionais das empresas adotem a atividade de sistemas, organização e métodos como um instrumento facilitador do processo decisório, bem como das decisões tomadas e do controle e avaliação dos resultados obtidos. Dividido em quatro partes e 16 capítulos, trata dos sistemas administrativos voltados para o processo decisório, bem como explana um modelo de desenvolvimento e implementação da estrutura organizacional nas empresas. Outros assuntos abordados no texto são: tipos de departamentalização, delegação, descentralização e centralização nas empresas, levantamento, análise, desenvolvimento e implementação dos sistemas administrativos, técnicas de representação gráfica, formulários, arranjo físico, manuais administrativos, desenvolvimento organizacional, atribuições e atuações do profissional de sistemas, organização e métodos. Há ainda, no livro, exercícios e casos que possibilitam aplicação prática do texto. Livro-texto para as disciplinas Organização e Métodos, Organização Empresarial, Sistemas Administrativos, Rotinas e Procedimentos Administrativos, Sistemas de Informações Gerenciais, Modelos de Gestão, Estrutura Organizacional, bem como leitura complementar para a disciplina Teoria Geral da Administração. Leitura de atualização e reciclagem profissional.