A expressão título deste livro, "História, Filosofia e Educação Matemática", é a denominação de um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UNICAMP, identificado abreviadamente pela sigla HIFEM. Criado em meados da última década do século XX, por um grupo de professores-pesquisadores envolvidos com a prática pedagógica de matemática, o programa de pesquisa do HIFEM toma como objeto de suas investigações as relações entre História, Filosofia e Educação Matemática. Uma dessas relações, a primeira a se manifestar historicamente, diz respeito às possíveis formas de participação da história no processo de ensino-aprendizagem da matemática em seus diferentes níveis de ensino. Nas orientações das disciplinas do Curso Matemático da Universidade de Coimbra, criado em 1772, no rol das mudanças propostas pela Reforma Pombalina para o ensino superior, provavelmente o primeiro curso a ser criado com o objetivo específico de formar matemáticos, encontramos uma manifestação explícita de participação da história pelo "caminho dos inventores". Neste livro, são apresentadas algumas experiências investigativas, individuais ou coletivas, desenvolvidas por membros do grupo HIFEM, que tomam como objeto de pesquisa essas relações entre história, filosofia e educação matemática, denominadas pelos membros do HIFEM, respectivamente, como os campos da história, filosofia na educação matemática e história, filosofia da educação matemática.