O que o leitor tem nas mãos, diz Alberto Tornaghi, no prefácio deste livro, não é um texto sobre educação, são vários. Vários autores, artigos, temas, abordagens e focos distintos, mas cujo traço-de-união fica por conta de uma mesma luta: tratam todos eles dos desafios do ensino da arte na educação básica e das artes em suas variadas manifestações. Os autores deste livro lutam contra o tolo desperdício de riqueza e de força transformadora que ocorre na escola quando as artes não fazem parte dos currículos escolares. Belo prefácio de Tornaghi em um livro que, como ele intitula, representa um hipertexto sobre arte na educação, uma vez que seus autores retratam experiências possíveis da construção de uma "escola com arte" em seus multicaminhos: arte e tecnologia, narrativa e ilustração, tv e multiculturalismo, teatro de Brecht e adolescentes, folclore e tecnologia. Diz Tornaghi: "há um fato novo e o livro é evidência disto. A cada dia, mais e mais educadores percebem a riqueza que há na integração entre as diversas áreas de conhecimento para a realização de uma escola eficiente e contextualizada".