É época de revermos valores. Casos de grandes escândalos financeiros como os da Enron, WorldCom e Parmalat nos fazem refletir a respeito do caráter das pessoas por trás dessas instituições. Que conduta moral conduz suas vidas? Quais são seus valores? Que líderes precisamos formar para que tenhamos empresas éticas que respeitam clientes, funcionários e a comunidade? Durante mais de vinte anos, o casal Bob e Lyn Turknett tem trabalhado junto reunindo métodos para a formação de liderança em todos os níveis. Para eles, a integridade e a personalidade são o fio condutor de uma boa liderança, e é a partir desse conceito, reforçado com valores como respeito e responsabilidade, que os autores escreveram o livro Pessoas decentes, empresa decente (Editora Landscape). Bob e Lyn definem personalidade como um conjunto de atributos formado por tudo o que é formalmente correto, o confiável e decente. Para eles, a base da liderança é a personalidade. Em seu livro, os autores demonstram como desenvolver essas qualidades fundamentais para a formação da personalidade da liderança. Sem o apoio da integridade, a liderança e a reputação do líder vai por água abaixo, como foi o caso da Enron, quando as preocupações éticas foram anuladas e comportamentos espertos foram enaltecidos. Foi exatamente a noção errada de que pessoas talentosas são isentas de responsabilidade para com a comunidade e a empresa como um todo. Os erros de um líder, mesmo os maiores, podem ser superados, mas falhas de integridade não. O casal Turknett mostra, por meio de diversos exemplos, que as empresas, seja um pequeno negócio ou uma corporação multinacional, são como pessoas: sua personalidade pode apresentar diversas facetas. Quando íntegras, elas apresentam resultados, mas o fazem primordialmente com responsabilidade e respeito. Para fixar o conceito, em cada capítulo o leitor encontra um quadro-resumo com conceitos-chave e exercícios práticos para serem aplicados. No final, os autores listam uma série de ferramentas para construir sua própria integridade e a de sua empresa. Leitura obrigatória para que líderes e colaboradores façam uma auto-avaliação de seus pontos fortes e possíveis deficiências.