A obra resulta de uma pesquisa que tem como foco de investigação a universidade e a aprendizagem significativa, ouvindo professores universitários sobre os saberes por eles produzidos, em sua ação pedagógica. O estudo faz um recorte em relação ao tema, envolvendo três eixos fundantes: A Universidade e a Formação de Professores, os Saberes da Profissão Docente e a Aprendizagem Significativa. O trabalho constitui-se num estudo qualitativo em que foram utilizados questionários (narrativas escritas) com os alunos concluintes dos referidos cursos e entrevistas semiestruturadas (narrativas orais) com professores que atuam nesses cursos, todos profissionais reconhecidos pela sua capacidade de promover e ampliar aprendizagens significativas no seu aluno. A pesquisa revelou que os alunos em formação reconhecem que a universidade contribui, de forma relevante, com a construção de aprendizagens significativas, advindas das concepções, da organização, das atitudes, e dos saberes que constituem o professor formador, elementos amplamente explicitados na obra. O estudo permitiu compreender o quão complexa é essa tarefa, pois pensar a formação, no espaço das instituições de ensino superior, implica em aprender a ensinar, concentrando ações que promovam aprendizagens que façam sentido para professores e alunos. Acredita-se que esta pesquisa contribui com a área da educação por abordar uma temática inesgotável, a formação de professores, colaborando com o trabalho destinado aos cursos de licenciatura.