Este livro aborda a educação em seus diversos contextos de promoção do desenvolvimento humano até chegar ao campo de atuação da Educação Social. A busca de soluções, a necessidade de mudanças e o conhecimento de saídas alternativas vêm ao encontro da realidade brasileira, que tanto precisa de transformação social. Toda essa ação não teria sentido sem a preocupação com o educador social. Para que um processo de humanização se estabeleça e para que realmente a sociedade de direitos se efetive, há grande necessidade de profissionais com uma ação mais coerente ante as questões sociais e com uma dedicação maior ao conhecimento de áreas interdisciplinares. Além disso, a descrição do seu perfil psicológico tem grande relevância no processo educativo desenvolvido na educação não-formal, que envolve aqueles em situação de fragilidade pessoal e social. Por fim, são discutidas as características da personalidade desse educador, analisando a auto-estima, a empatia, a resiliência e os aspectos essenciais para a sua formação, uma vez que esses aspectos estão diretamente relacionados à personalidade do educador, o qual busca a sua realização pessoal e profissional não só na promoção dos educandos, mas também num maior reconhecimento e valorização pela sociedade.