O voluntariado vem se firmando como ferramenta eficaz de transformação social. Cresce o número de pessoas envolvidas em atividades voluntárias, estimuladas, de um lado, por programas empresariais ou institucionais e, de outro, pela satisfação pessoal que o trabalho voluntário em si proporciona. As empresas investem fortemente em programas de estímulo à ação voluntária, na certeza de que sua colaboração para estruturar e articular o exercício voluntário de seus funcionários pode contribuir para a inclusão social e o melhor aproveitamento dos talentos nas ações pelo bem comum. A Estratégia Lúdica Jogos Didáticos para a Formação de Gestores de Voluntariado Empresarial é contribuição pioneira do Programa Voluntários das Gerais do Sistema FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais para a construção de um caminho equilibrado no planejamento de programas de voluntariado empresarial. A metodologia inovadora oferecida neste livro foi elaborada com base em jogos lúdicos e didáticos que desenvolvem competências de planejamento, treinamento e gestão dos envolvidos na atuação social corporativa e fundamentam a qualificação de uma ação que se baseia em conhecimentos, atitudes e valores. Acompanha o livro um CD que permite a impressão das peças de quatro jogos: Palavras em jogo, Baralho estratégico, Ciranda de conversas e Na trilha.