Este livro responde à necessidade que se evidenciou a partir de reflexões sobre o contexto educacional nacional e internacional, cada vez mais influenciado por influências externas e programas de avaliação de larga escala promovidos por órgãos nacionais e agências internacionais. E, também, pelo fato de a área de educação comparada, mesmo sendo um campo consolidado de pesquisas, ainda apresentar escassa produção e não contar publicação expressiva no Brasil. Tal como afirma Sevilla, no prefácio, a globalização tem aumentado de tal modo as relações entre as nações, as empresas, as instituições e as pessoas que os países e seus governos não podem pensar em suas políticas de forma isolada, mas que deve fazê-lo sabendo que fazem parte de um mundo global onde tudo se encontra interrelacionado. [...] Tudo isso nos leva a concluir que é necessário focalizar o estudo das políticas nacionais e das cada vez mais importantes políticas internacionais, tendo em conta os condicionamentos provenientes do incremento da internacionalização e da globalização. Nesta perspectiva, os estudos apresentados têm o propósito de indicar tendências e alertar sobre as perspectivas e os limites de estudos comparados e de programas nacionais e internacionais de avaliação em larga escala, que produzem impactos nas políticas educacionais. Assim sendo, as análises apresentados neste livro reafirmam a preocupação dos autores com temáticas pautadas em políticas educacionais que contribuam com a produção no campo da educação comparada.