Ensinar na contemporaneidade tem sido um desafio, pois as crianças e jovens da era digital estão cada vez mais impacientes e conectadas a temas e situações que nem sempre são conhecidos pelos professores. Por outro lado, a atuação docente com metodologias adequadas é essencial para mediação da aprendizagem, pois os alunos precisam da escola para aprender e para se desenvolverem cultural, emocional e cognitivamente. Pensando em colaborar na formação docente, reunimos, neste livro, dez artigos sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, elaborados a partir de pesquisas acadêmicas e experiências de atuação na escola. Apresentamos textos que versam sobre aspectos teórico-práticos, com sugestões de atividades para aulas de educação básica. Discutimos temas como estratégias de leitura, alfabetização científica, leitura colaborativa, ensino de Robótica, resolução de problemas matemáticos, sala de aula invertida, ludicidade e afetividade nas aulas, adaptações curriculares para alunos com deficiência. Uma obra para ser lida e discutida em reuniões pedagógicas, capaz de inspirar professores e coordenadores a construírem muitos caminhos para favorecer a aprendizagem dos alunos.