Apresentamos a PROADE - Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares - como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola. É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como - fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classificar, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar. Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são - Informações Iniciais e anamnese, aspectos psicossociais e comunicativos gerais, linguagem oral, leitura oral, escrita, aprendizagem em matemática, material escolar e outros documentos, rotina escolar