Este livro apresenta os conceitos, instrumentos e estudos de caso necessários para a prática de uma gestão inteligente de custos e preços, a fim de mensurar e analisar com maior propriedade o desempenho do negócio. Todo o suporte e informações certamente contribuirão para convencer os leitores que lidam com questões empresariais da necessidade de apurar e gerenciar o lucro instantâneo de cada produto vendido a todo instante e diariamente, e não mais esperar pelo fechamento dos resultados mensais, que ocorre em meados dos meses seguintes, para obtenção do feedback do resultado das vendas realizadas. Entre as inovações desta edição, destacam-se os estudos de casos agregados à maioria dos capítulos, além da inclusão de capítulos sobre: • gerenciamento de custos de projetos; • gerenciamento do tempo de projetos; • custeio-alvo; • considerações sobre estratégias de “redução de custos” e adequação de preços com a riqueza de exemplos práticos. Livro-texto para as disciplinas de Análise de Custos, Contabilidade de Custos, Controladoria e Contabilidade Gerencial dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Gestão de Projetos e Administração de Produção dos Cursos de Engenharia. Indicado também para consulta de administradores, controllers, contadores, auditores, gerentes e analistas de custos, gestores de negócios, consultores de empresas, gerentes de fábricas e demais profissionais responsáveis por análise e redução de custos e formação de preços competitivos de vendas.