Esta obra representa um marco representativo no que se refere aos estudos sobre o binômio inclusão/integração escolar. Reunindo um representativo grupo de estudiosos brasileiros sobre o tema, busca dar ênfase às análises mais atuais sobre a questão, associando-a às mudanças que têm sido implementadas no ensino regular, tanto no Brasil quanto em outros países, como Itália e Alemanha. O que se alcançou até este momento nas escolas? Podemos falar em educação inclusiva? Para que sujeitos? Com que práticas? Para responder a essas e outras questões que fazem parte do cotidiano dos educadores brasileiros, os autores analisam o momento histórico em que vivemos, as diferentes interpretações do termo inclusão, bem como discutem propostas de organização curricular, planejamento e avaliação, pautadas por uma maior flexibilidade, em direção a uma pedagogia que contemple elementos de cooperação e diálogo. Alguns autores, revelando o trabalho que vêm desenvolvendo em escolas, apresentam cenas do cotidiano do atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais - ricos fragmentos de análise e de reflexão do leitor sobre os contextos escolares e a produção da diferença nesses espaços. Ao favorecer a emergência dessas diferentes vozes, diz o Prof. Claudio Baptista, a intenção foi apostar na pluralidade de perspectivas trazendo ao leitor um debate atualizado sobre esta temática.