O que apresentamos neste livro pretende contribuir para os estudos sobre formação docente dos professores que atuam nas Classes Hospitalares e Domiciliares no desenvolvimento de seu trabalho, uma vez que a realidade do Hospital e/ou domicílio é diferenciada da escola regular. Procuramos compreender como a formação continuada dos professores das Classes Hospitalares e Domiciliares tem contribuído para a prática docente nesta modalidade educacional, tendo em vista as necessidades pedagógicas e didáticas destes educadores. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa fenomenológica, tendo seus dados analisados sob a perspectiva da Análise do Conteúdo, através de um estudo aprofundado com 08 professores que atuam nas Classes Hospitalares e Domiciliares do Município de Salvador. Os achados desta pesquisa alertaram para a necessidade de maiores discussões sobre a formação do professor das Classes Hospitalares e Domiciliares, com uma necessidade de retomada de políticas públicas que venham definir diretrizes e ações, com previsão de financiamento e criação de programas de formação para estes profissionais. Pudemos perceber, com este estudo, que o professor das Classes Hospitalares e Domiciliares de Salvador constrói sua prática com bases teóricas inserida na realidade vivida durante sua formação continuada.