A criatividade está entre as características singulares do ser humano. Sem o pensamento criativo, não conseguiríamos ter evoluído de forma tão impressionante século após século. Objetos hoje tão rotineiros como a caneta esferográfica, o ar condicionado ou o clipe de prender papéis são exemplos facilmente ilustráveis do nosso potencial criativo. As artes são altamente férteis para a criatividade, propiciando expressões multidimensionadas da experiência humana e explorando sentimentos tão caros, como o amor, a dor, o medo e a esperança. Sendo a criatividade um aspecto precípuo da nossa existência, convidamos o leitor a mergulhar nos textos presentes em O Processo Criativo na Prática Docente. Como o título já indica, tratamos da criatividade no espaço-tempo em que boa parte da nossa formação é burilada: a escola e suas múltiplas práticas educativas. Portanto, é esperado e compreensível que o tema da criatividade esteja sempre presente no universo da Educação, respeitando sua pluralidade e complexidade. Precisamos, urgentemente, dar vez e voz à criatividade dos professores, dos alunos e de todos os atores que compõem o rico mosaico das instituições e das práticas educacionais.