Procurar conhecer, compreender e explicar os fenómenos da aprendizagem, exige colocar em paralelo com esta aventura uma outra: a de procurar ter presente as leis gerais do desenvolvimento. A investigação nestes domínios tem sido preocupação do Instituto Piaget desde a sua fundação tendo para o efeito criado o CIERT (Centro Internacional de Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar) órgão científico, coordenador da investigação do Instituto Piaget e responsável pelos projectos e investigação de médio-longo prazo. No âmbito desta actividade foram desenvolvidos alguns trabalhos de investigação cujos resultados permitiram o reforço e consolidação das ideias-chave apresentadas nesta publicação: - A acção e a auto-organização como motores do desenvolvimento; - A perspectiva sistémica - desde o sistema-pessoa aos problemas sociais; - A importância da organização material e relacional no desenvolvimento das crianças; - A autonomia e a regulação das interacções nos grupos naturais; - A emergência e o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Estes conhecimentos necessariamente complexos, uma vez que vão do biológico ao comportamental, são apresentados neste livro através de um discurso simples e acessível, sendo os novos modelos ou as referências científicas abordadas em quadros, o que permite o seu aprofundamento. Tendo presente o princípio de que a educação deve constituir preocupação para todos, estamos perante um contributo sério e esclarecedor de dúvidas que frequentemente se colocam aos profissionais e responsáveis neste domínio, educadores, professores, psicólogos, técnicos especializados e especialmente os pais. PIERRE VAYER, agraciado com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Sherbrook, Quebeque, é professor convidado e director de investigação na Escola Superior de Educação Jean Piaget, de Almada. ANTÓNIO OLIVEIRA CRUZ, membro fundador de diversas instituições e centros de carácter social e educativo, nomeadamente do Instituto Piaget, a que preside e onde dirige o Centro Internacional de Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar, bem como o Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares em Lisboa/Almada.