Sinopse: O tema Aprendizagem é o objetivo principal deste livro, em que discutimos a educação em suas interfaces com a saúde e com temas voltados para o desenvolvimento e a adaptação na relação sociocultural, o que prevê a interdisciplinaridade dos estudos de pesquisadores e especialistas. Nós defendemos a tese de que o aprendizado efetivo pode ser melhorado a partir da integração multidisciplinar nas discussões, que não reduzem o aluno aos muros de sua sala de aula, nem modifiquem critérios ou expectativas para aparentar sucesso. O aprendizado se relaciona com as ações que integram família, escola e comunidade e ocorrem quando promovem no indivíduo suas habilidades e o reconhecem como cidadão. Cada um de nós nasce com habilidades particulares, com diversidades infinitas, e todos podem, e devem, de acordo com expectativas legais, contribuir na sociedade com o desenvolvimento de competências, que serão também a realização pessoal que se faz com aprendizagem. As áreas de conhecimento se complementam como em um quebra-cabeças que dá sentido a pequenas peças, ao libertá-las da fragmentação que as isola de um contexto real, dificultando a solução na vida prática. A participação cidadã prevê um sistema que inclui desejos e sonhos, em que diferenças se abracem e celebrem a diversidade, com a preocupação em reunir ideais na construção de um mundo.