Este livro apresenta os resultados da investigação, desenvolvida na tese de doutoramento em Sociologia, realizada na Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. O objetivo principal foi investigar a relação entre formação, concepções estéticas e práticas culturais dos professores que lecionam Arte nas escolas públicas de duas cidades localizadas no submédio do rio São Francisco, Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Foram realizadas 28 entrevistas com professores de escolas públicas municipais e estaduais; anotações em um diário de campo; analise documental dos livros didáticos utilizados por esses professores e as orientações curriculares, estaduais e municipais. Os dados foram produzidos entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 e submetidos a Analise de Conteúdo proposta por Bardin (1988). O referencial teórico ancorou-se nos conceitos bourdieusianos de campo, habitus e, especialmente, disposição estética, que consideramos como uma importante ferramenta analítica para se compreender o problema do capital cultural dos professores que lecionam Arte. Vimos que a posse ou não dessa disposição expressa nas práticas de consumo cultural destes dos professores nos forneceu subsídios para identificar quais as concepções de arte estão sendo legitimadas por esses profissionais. vanguarda, nas escolas e fora dela. Assim, pensar em que consiste o capital cultural dos professores que lecionam Arte é inexorável as políticas de formação docente, uma vez que são eles os responsáveis por mediar a experiência estética de seus alunos e alunas como também fomentar ao aumento do consumo cultural e ampliar os espaços de formação seja inicial como continuada.