O trabalho em sala de aula do professor da Educação Superior tem sido motivo de grande debate e questionamento nos últimos anos. Em alguns momentos o professor é questionado pela sua prática, em outros, na sua postura teórica ou na sua tendência ideológica. Vale lembrar que ele é um dos ícones de todo o debate sobre o processo de ensino/aprendizagem, e muitas vezes, acusado do insucesso da educação, o domínio do ensino ainda está em suas mãos, conservando a tradição da educação brasileira e do pensamento ocidental. Pensando na idéia de "crisis" em que vive a educação e o professor da Educação Superior, ou seja, a situação de insegurança, instabilidade e mudanças na vida profissional, principalmente para aqueles que formam os futuros professores da escola básica, e que também formam os profissionais para o mercado de trabalho, é que propomos uma coletânea de artigos com o objetivo de analisar o processo da docência e da formação dos docentes. Queremos propor algumas reflexões sobre os temas da pesquisa, da didática e da metodologia, as políticas de inclusão, e, a questão da ética na docência e na formação, bem como os projetos inovadores da docência. Os textos que formam a obra estão organizados em dois momentos temáticos: a docência e a formação de professores, por isso, o título docência e formação de professores da Educação Superior: múltiplos olhares e múltiplas perspectivas. Trata-se da tentativa de vislumbrar e atender às múltiplas visões que envolvem a docência e a formação do docente nos últimos anos. A expansão da Educação Superior e a abertura para atuação de novos professores colaboram para a reconfiguração das concepções sobre a educação. A idéia de organizar um livro com uma temática que reflete as principais questões sobre a formação de professores da Educação Superior e sua docência surgiu a partir da realização de pesquisas e estudos sobre a temática. Os estudos e pesquisas que viemos desenvolvendo tratam da problemática ética, sociológica, filosófica, política, didática e metodológica, com reflexos tanto na forma teórica como prática da formação de professores da Educação Superior. Sendo assim, os textos apresentados na coletânea são, na sua maioria, de professores que atuam como formadores de pessoas e que têm dedicado parte de suas vidas preocupadas em formar bem o docente.