Este ensaio constitui uma contribuição de grande importância no âmbito de reflexão e da pesquisa atuais sobre a pedagogia. Possui o mérito de conjugar o convite para redescobrir a espessura e a eficácia de uma sólida tradição, co o estímulo para compreendê-la em suas implicações mais especificas e ainda atuais. Ao apresentar princípios clássicos de pedagogia, o trabalho considera particularmente que a pessoa humana não é somente intelecto e frio raciocínio, mas também capacidade de sentir e de vibrar, de amar e de ser amada, de nutrir afetos e de cultivar sentimentos. Um processo pedagógico-didático assim discriminado não só envolve a pessoa em sua integralidade afetivo-cognitica, mas a acompanha para um sentido sapiencial da vida, que não faz consumir as coisas, mas faz experimentá-las como descobertas, oportunidade e dom. O estudo é endereçado ao mundo da escola (pais, diretores, reitores, professores e alunos), a todos que fazem parte de instituições, também não escolares, que se inspiram na tradição da Companhia de Jesus, aos catequistas e a todos que se dedicam à formação em seminário, noviciados, juniorados e associados.